Através da promoção de momentos intergeracionais, o projeto Gera(tradi)ções: Mobilizar para a Proximidade, propôs-se a dar um contributo para combater o isolamento social das pessoas idosas residentes em Abrigada, através da valorização da sua sabedoria, e para promover um maior conhecimento das tradições locais e uma ocupação mais saudável dos tempos livres por parte dos mais jovens.
O projeto piloto decorreu durante o ano letivo de 2022/2023, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Abrigada, a Cáritas Paroquial de Abrigada, o Centro de Saúde de Alenquer, o Centro de Convívio de Abrigada, a Fundação Mariápolis e a União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, tendo participado nas atividades intergeracionais 8 pessoas idosas e 30 jovens estudantes.
Fruto destas trocas intergeracionais, construíram-se:
– o Dado Intergeracional. A inspiração surgiu do Dado do Amor de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, que em vez de números nas suas faces inclui frases que representam ações importantes para um mundo mais fraterno. Este símbolo intergeracional encontra-se no Parque das Merendas Sãozinha em Abrigada (Alenquer), estando também disponível em formato digital para impressão;
– o ebook “Partilhar para melhor cuidar”, onde são partilhadas experiências e aprendizagens dos vários participantes e recomendações para outras entidades que queiram promover projetos semelhantes na sua comunidade.